Vamos falar sobre esponjas de maquilhagem

by - junho 13, 2020

Muitas vezes se colocam as seguintes questões sobre esponjas de maquilhagem: usar ou não usar? Compensam? É preferível a esponja ou o pincel? Como se usam? Como se lavam?
Decidi escrever um pouco sobre este tema aqui no blog, pois sei que muita gente têm dúvidas sobre as esponjas.




Antes de começar, quero partilhar convosco um facto sobre a mim: nem sempre fui adepta de esponjas de maquilhagem. Na verdade, detestava esponjas e não percebia como é que havia pessoas a usá-las. Não gostava do acabamento que deixavam na maquilhagem, para lavar eram uma complicação, enfim. Mesmo durante o meu curso de maquilhagem, em que havia uma esponja no kit básico, eu torcia a sobrancelha sempre que nos exigiam que usássemos a esponja ao invés do pincel. Andei muito tempo até finalmente me converter. E porque finalmente me converti? - devem estar vocês a perguntar aí desse lado. Eu vou explicar.




Na altura em que se começou a falar da Beauty Blender, uma marca de esponjas de maquilhagem super famosa, toda a gente dizia que era espetacular, que era a melhor esponja de maquilhagem que já alguma vez haviam experimentado e que era realmente mágica. Sempre achei que havia aqui algum exagero nisto. Certo dia, estava eu na internet a fazer umas compras de maquilhagem e o site que eu estava a visitar tinha a Beauty Blender em promoção. Eu pensei: "olha deixa cá mandar vir uma para experimentar". Naquele momento quase que apostava a minha mão direita em como me ia arrepender amargamente daquilo que estava a fazer. Já não posso jurar, mas penso que até a acrescentei ao carrinho para fazer um total mínimo para não pagar portes de envio.
Bom, a encomenda chegou e Beauty Blender esteve parada durante algum (muito) tempo aqui em casa, até que eu finalmente olhasse para ela e decidisse experimentá-la. Andava sempre a adiar para uma próxima vez.
Houve um dia em que decidi por os pincéis de maquilhagem a lavar e não tinha um único seco para aplicar corretor. Possuída da vida, lá estava a esponjinha a sorrir para mim e lá a usei para espalhar o corretor. Fiquei estupidamente impressionada com o acabamento. Ainda pensei que não estava a ver bem, dado não ter acordado há muito tempo. Mas depois de olhar bem no espelho, realmente confirmei que o resultado era top.
A partir dessa dia são raríssimas as vezes, neste momento, que aplico corretor de outra forma.
A Beauty Blender veio mesmo modificar por completo a opinião que tenho sobre esponjas. Neste momento, é algo que faz parte do meu kit pessoal de maquilhagem e também do kit que uso nas minhas clientes.
Gosto também bastante de usar esta esponja para aplicar blushes e iluminadores líquidos e para espalhar contorno em creme.
Confesso que ainda não estou totalmente convertida em aplicar base com a esponja, pois continuo a achar que consome o dobro do produto e, mesmo que a molhe, não gosto tanto do resultado como se fosse o pincel.

Bem, depois de já conhecerem a minha história com as esponjas, vou falar-vos um pouco da sua utilização na prática.


Usar ou não usar?

Há imensas esponjas à venda no mercado de variadíssimas formas, cores e feitios. Eu vou falar aqui sempre sobre a Beauty Blender pois considero de facto que é a melhor esponja de maquilhagem que existe. De facto é com ela que obtenho os melhores resultados quando falo de esponjas.
A minha opinião é que vale a pena usar esponjas de maquilhagem desde que facto garantam que têm uma esponja de qualidade e que cuidam dela frequentemente. É muitíssimo importante lavá-la com frequência, caso contrário poderá causar problemas sérios à vossa pele. Isto é algo que vou falar um pouco mais à frente.
Considero que a esponja acaba por proporcionar um acabamento mais natural, sobretudo quando aplicados produtos líquidos com texturas mais densas, como é o caso do corretor.
A Beauty Blender, como podem ver na imagem, tem uma ponta mais fina que permite chegar a todos os contornos do rosto e facilitar bastante a aplicação e a fixação.
Como disse anteriormente, acho a esponja uma mais valia para aplicar corretores, iluminadores e blushes liquídos pois proporcionam um acabamento mais natural, mais aveludado, para além de que facilita bastante a aplicação, tornando o processo mais rápido. 


Esponja ou pincel?

Em relação à base, eu continuo a gostar de a aplicar com pincel. Há muita gente que aplica a base com esponja com a justificação de que o acabamento é mais natural, contudo, dependendo do pincel e da própria base que estão a usar, podem conseguir o mesmo efeito. Na minha opinião, a utilização do pincel poupa muito mais produto e permite-vos controlar melhor a quantidade que estão a usar. Se fizerem questão de usar a esponja, molhem-na previamente para que não absorva tanto produto.
Utilizem a ferramenta que para vocês funciona melhor e que acham que vos permite obter o melhor resultado.
Existem também à venda esponjas de silicone que, como não têm poros, não absorvem tanto produto e acabam por conceder uma cobertura mais alta.





Como usar a esponja corretamente?

Voltando a falar da Beauty Blender, eu gosto de usar a parte mais bicuda da esponja para aplicar o corretor na zona das olheiras. A parte lateral para esbater contorno em creme ou iluminador líquido. A parte inferior para aplicar blush cremoso.
A forma que para mim funciona melhor é dar leves toques na pele para que o produto fixe e também para refinar a textura. Se arrastarem a esponja verão que a mesma deixa linhas e vos arrasta/retira produto.


Como lavar?

As esponjas requerem tanto ou mais cuidado que os pincéis no que à higienização dizem respeito. É muito importante manter as esponjas limpas com frequência, caso contrário estes são alguns problemas que podem surgir na pele: acne, infeções, conjuntivites, erupções cutâneas, infeções bacterianas, infeções fúngicas e até herpes.
Para uma limpeza eficaz e menos trabalhosa, coloca as esponjas sujas num recipiente com água e um produto específico para limpeza de esponjas ou um detergente anti bacteriano. Após isso, aperta a esponja para que a sujidade saia por completo.


Quando saber que necessito de substituir a esponja?

É muito importante substituir as esponjas com alguma regularidade, até porque as frequentes lavagens a que devem ser sujeitas aceleram o seu desgaste.
Se a tua esponja evidencia sinais de desgaste, mau odor, manchas ou rachas está na hora de a substituires. 
Normalmente o tempo de vida de uma esponja, para uma utilização frequente, é de cerca três a quatro meses.



Contem-me, vocês usam esponjas ou preferem os pincéis?
Deixem as vossa opiniões aqui nos comentários. 
Um beijinho ❤

You May Also Like

0 comentários