Como escolher a base certa (e não errar)

by - abril 21, 2020



Hoje em dia não acredito que haja uma única mulher no mundo que não tenha, pelo menos uma vez na vida, usado base no rosto. Esse produto de maquilhagem que já é tão banal e se encontra em qualquer lugar, inclusivé nos supermercados. Contudo, infelizmente ainda há muitas mulheres, que não sabem ou têm dúvidas sobre como escolher o produto certo para a sua pele. Creio ser este o produto mais difícil de se escolher, pois há que ter em conta vários aspetos: tipo e tom de pele e textura da base (líquida, pó, em creme). Não basta optar por comprar aquela base atendendo à  reputação da marca ou porque alguma amiga usa e diz que é espetacular. Caso contrário, para além de gastar dinheiro, vai estar a usar algo que pode ser prejudicial à saúde da sua pele.
Como maquilhadora profissional, hoje vou falar-lhe detalhadamente sobre este tema e ajudá-la neste que ainda continua a ser um dos maiores problemas para quem usa maquilhagem.


1. Base não é creme milagroso

Um dos maiores motivos pelos quais muitas mulheres não acham a base certa é porque buscam um produto que não existe. Procuram algo que elimine milagrosamente todos os defeitos da pele e as deixe com um ar de boneca. Lamento, mas esse produto não existe. Não há nem vai haver nenhuma base que faça um milagre pela sua pele e resolva definitivamente os problemas da pele.
Se a sua pele necessita de cuidados (acne, rosácea, excesso de oleosidade), procure um especialista e, em primeiro lugar, comece a cuidar da sua pele. É muito importante que cuide diariamente da sua pele (de manhã e à noite) e siga uma rotina. Pode ler a minha publicação sobre como cuidar da pele aqui. Acredite que este é mesmo o segredo para conseguir uma pele perfeita.


2. Identificar o tom certo

É muito importante saber escolher o tom correto e o tom correto é aquele que se aproxima do tom do seu corpo. Sim, leu bem. A maioria das mulheres testa a base no rosto e isto está completamente errado, pois, por norma, o tom do nosso rosto é mais claro que o do nosso corpo. Sobretudo no verão, que é quando apanhamos mais sol. Por isso, quando adquirir uma base nova, o local onde a deverá testar é no peito. Não na mão, não na cara, mas sim no peito. Aplique uma pequena quantidade, espalhe bem e, se o tom se fundir com o tom da sua pele, é sinal que está perante o tom correto. Fundamental aqui também, é fazer esta avaliação no exterior, não dentro da loja, pois as luzes artificiais alteram por completo a perceção da cor.
Para além disto, tem que saber que a pele tem três tons base: quente, frio ou neutro. Um truque bastante comum para que a ajude a identificar o seu, é reparar nas suas veias. As veias azuladas indicam que o seu tom de pele é frio, as veias esverdeadas indicam que é quente. Se possui uma combinação dos dois, então poderá ter um tom neutro. Há quem use outra forma de determinar o tom, utilizando jóias. Se a sua pele parece mais brilhante com acessórios dourados, o seu tom de pele é provavelmente quente. Se, por outro lado, se se destaca mais com acessórios prateados, então terá uma pele de tons frios. Se aparenta da mesma forma, quer seja com dourado ou prateado, então terá uma pele neutra.
Para que possa distinguir as bases pelo seu tom, basta colocá-las umas ao lado das outras e verá que umas são mais amareladas (indicadas para peles quentes) e outras mais rosadas (indicadas para pelas frias). Se tiver uma pela neutra, aconselha-se a mistura de base dos dois tons.


3. Escolher de acordo com o tipo de pele

Como certamente já repararam, existem no mercado vários tipos de base. Umas luminosas, outras hidratantes, outras mate... Portanto, há que saber escolher a base certa da acordo com o tipo de pele e, por isso, tem de conhecer muito bem a sua pele.
Se possui uma pele oleosa é normal que sinta que a sua pele absorve demasiado os produtos. Este tipo de pele é caracterizada pela produção de óleo em excesso (quando toca na cara sente a oleosidade), poros abertos e, por vezes, com acne e pontos negros ou brancos. Deve preferir produtos mais secos, livres de óleos e hidratantes, bases conhecidas como oil free ou mate.
Se possui uma pele mista, normalmente caracterizada por ser oleosa ne zona T e seca nas restantes zonas, poderá também optar por bases oil free. Contudo, há já bases no mercado indicadas para este tipo de pele.
Se sua pele é seca, sentirá certamente que na ausência da colocação de qualquer produto, a mesma repuxa e não tem brilho. Neste caso, deverá optar por bases hidratantes, luminosas.


4. Finalmente, a textura

Existem vários tipo de base: liquídas, em pó e compacta. A escolha por qualquer uma delas não é assim tão linear.
A base liquída é, sem dúvida, a base mais fácil de usar, uma vez que é a mais fácil de espalhar no rosto, evitando manchas e acumulação de produto. Para além disso, existem com mais ou menos poder de cobertura. Essencialmente para quem tem pele oleosa pode não ser o tipo de produto mais indicado, sobretudo no verão, uma vez que tem tendência a escorrer. Contudo, há já bases liquídas oil free, por isso é sempre uma questão de experimentar.
Quanto à base em pó, é o tipo de base muito fácil de aplicar, mas perde um pouco na cobertura e na durabilidade, comparativamente com a base liquída e compacta. É indicada, sobretudo, para peles oleosas e para quem pretende um visual mais clean. Desanconselhada totalmente para quem tem pele seca, pois vai evidenciar ainda mais a secura da pele e evidenciar as rugas.
A base compacta é a caracterizada por uma textura em creme mais densa. Não é uma base fácil de utilizar, pois a sua textura não é muito fácil de espalhar, o que por vezes provoca acumulação do produto e manchas. A sua mais-valia é o poder de cobertura.


5. Aplicação no rosto

Existem tantas formas de aplicar a base que chega a criar alguma confusão sobre qual o mais indicado. Pincéis, esponjas, pincéis redondos ou até os próprios dedos. Não é possível dizer qual funciona melhor, pois depende do resultado pretendido. Na sua generalidade, os pinceís são mais indicados para bases líquidas, sobretudo os pincéis espalmados e os duo-fiber (pinceis com parte do pelo branco), os mais redondos para bases em pó. As esponjas indicadas para bases líquidas e para bases compactas. Os dedos para aplicação de bases liquídas. De referir que a utilização das esponjas e dos próprios dedos, fará com que consuma mais produto. Para evitar isso, no caso das esponjas, poderá sempre molhá-las.




Algumas dicas:

É extremamente importante que, antes de colocar a base, proteja a sua pele com a utilização de um primer. Este prepara a pele para receber a maquilhagem e cria uma espécie de barreira. Existem primers hidrantantes, que reduzem a produção de sebo, que corrigem o tom da pele, que minimizam a visibilidade dos poros, etc. Escolha o que mas se adequar à sua pele.

Se tem por aí perdida em casa uma base que não usa por ser demasiado escura, poderá sempre tentar juntar um pouco de hidratante ou protetor solar branco e misturar. Isto vai fazer com que a cor suavize e a textura fique mais leve.
Se a base que comprou é demasiado clara, após a aplicação da mesma, para que não pareça doente, pode sempre colocar por cima um pó bronzeador nos pontos certos do rosto (onde a luz incide).
Se acha que nada disto funciona, utilize a base com tom mais escuro para modelar o rosto e a mais clara para iluminar.

No caso de ter várias imperfeições na pele e as pretender esconder, por vezes a utilização de muito produto só piora o caso. Há situações em que a utilização de pouco produto é suficiente para disfarçar a borbulhinha ou a cicatriz.

Para o dia-a-dia, evite bases com muito poder de cobertura e dê preferência a bases mais leves ou a cremes hidratantes com cor.


Em jeito de conclusão, para escolher uma base não basta só olhar ao preço ou só ao conselho da amiga. As bases são produtos dispendiosos e por isso há que haver alguma ponderação no momento da sua escolha.
Aconselho também que invista numa boa base. Se até agora ainda não encontrou o tom certo ou possui um tom de pele escuro, procure uma marca de maquilhagem profissional como a MAC ou a Makeup Forever. Aqui encontrará um leque vasto de tons, o que fará certamente com que encontre o tom certo.


You May Also Like

0 comentários