Cuidar da pele em tempos de quarentena
Agora, mais do que nunca, é tempo de cuidar de si. Acabaram-se finalmente as desculpas da falta de tempo e não é por estarmos em casa que devemos descurar os cuidados básicos da pele. É uma ilusão pensar que, pelo facto de não estarmos sujeitos a poluição ou não usarmos maquilhagem, não é necessário limpar a pele, ou, que por apanharmos pouco ou nenhum sol, a hidratação e proteção devem ser descuradas.
Em tempos de quarentena é muito importante manter o bem-estar mental e a autoestima, assim como manter a saúde da nossa pele.
Como cuidar da pele?
Se já cuida diariamente da sua pele, não será uma surpresa para si que existe uma ordem especifica para aplicação dos produtos. Se nunca cuidou da sua pele, vai perfeitamente a tempo de o fazer. Se não faz a mínima ideia de com começar, continue a ler.
É muito importante seguir a ordem correta de limpar, tonificar, colocar um sérum e hidratar. Este é o procedimento base que deve ser seguido pela ordem indicada e sem saltar nenhum passo.
O objetivo deste cuidado é tratar a epiderme - superfície da pele - e as camadas que se seguem. A superfície da pele acumula células mortas que provocam vários problemas, nomeadamente acne, secura e falta de brilho. A epiderme é uma espécie de barreira protetora para a derme, onde encontramos o tão precioso colagénio e elastina. Eliminar as células epidérmicas mortas é fundamental e desencadeia a renovação da pele, contribuindo para uma pele mais jovem.
Primeiro passo: limpeza
Limpar o rosto diariamente, de manhã e à noite, é essencial de modo a remover todas as impurezas acumuladas. Deve ser usado um gel/espuma/leite de limpeza adequado ao tipo de pele, de preferência com ligeira ação exfoliante. Desta forma, conseguirá obter uma pele com um aspeto mais fresco e saudável.
Após a limpeza, é fundamental colocar um tónico, de modo a repor o nível de pH da pele, permitindo assim dar-lhe alguma água e limpar os restícios de sujidade que possam permanecer e que o agente de limpeza não conseguiu retirar. Assim, está também a intensificar a eficácia dos produtos que irá aplicar de seguida,
Segundo passo: tratamento
De forma a dar à sua pele o que ela necessita, deve ser aplicado um sérum especifíco de tratamento. Há vários no mercado e que ajudam a combater linhas finas, rugas, cansaço, tom de pele irregular, etc. Os séruns são essenciais uma vez que atuam na camada mais interna da pele e as suas fórmulas são as mais poderosas para a pele, uma vez que, na sua grande maioria, têm maior concentração de nutrientes, o que potencia a sua eficácia.
Este tipo de produtos são absolutamente essenciais em qualquer rotina diária de cuidado de pele.
Terceiro passo: nutrição
É fundamental garantir a hidratação da pele ao longo de todo o dia e toda a noite.
Os hidratantes, em termos de textura, são mais espessos do que os séruns e servem para criar uma espécie de barreira de forma a reter a água e outros ingredientes
que nutrem a pele e restaurar os lípidos epidérmicos. Mesmo que não sai de casa, poderá sempre ir até à janela, varanda ou jardim e apanhar um pouco de sol, na medida em que está a restaurar os níveis de Vitamina D da pele. É muito importante não esquecer de usar um hidratante com proteção solar (FPS).
Terceiro passo: contorno de olhos
A pele em redor dos olhos é a mais fina e delicada do rosto, por isso necessita de um tratamento e cuidado especial. Deve ser usado um creme específico para a zona dos olhos e, também aqui, deve ter-se em conta o estado da pele e a idade. Se for uma pessoa mais jovem, aconselha-se um produto hidratante. Se, por outro lado, a pele for mais madura, há que tentar perceber qual o cuidado específico de que necessita. Há produtos para ajudar na remoção de papos e olheiras, anti-envelhecimento, reparação e hidratação.
O objetivo aqui é hidratar e pele durante todo o dia e repará-la durante toda a noite. Isto deve ser feito todos os dias, independentemente da estação do ano, clima e se saímos ou não de casa. É fundamental à pele a reposição do níveis de água para que se mantenha saudável e como forma de proteção a danos ambientais e até mesmo ao stress.
Numa correta rotina de cuidado da pele é muito importante manter a ordem de aplicação dos produtos e segui-la diariamente, de modo a obter o máximo de resultado. Não basta carregar a sua pele de maquilhagem para disfarçar imperfeições. Há que tratá-la primeiro para que, assim, a pele possa receber a maquilhagem. Não basta também só investir num bom hidratante se a pele não for corretamente limpa, porque se o processo de limpeza não acontecer, irá criar uma barreira de sujidade que não permitir que a pele absorva qualquer produto. É fundamental também beber bastante água (cerca de 2L por dia) . Esqueça os refrigerantes e opte também por sumos naturais.
0 comentários